Crise sanitária adia início da pós em Jornalismo da FURB para setembro

Os coordenadores do curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação” decidiram adiar o início da especialização para setembro. A decisão atendeu ao pedido dos professores convidados de fora do país, Ramón Salaverría (Espanha) e João Canavilhas (Portugal), e levou em conta a atual situação da crise sanitária vivenciada pelo Brasil.

Apesar das aulas do curso serem 100% on-line, os professores convidados vão ministrar suas disciplinas de forma presencial na Universidade Regional de Blumenau (FURB). As restrições para viagens e voos da Europa para o Brasil fizeram com que Salaverría e Canavilhas pedissem para mudar as datas das suas aulas para 2022.

A solicitação foi aceita pelos coordenadores do curso, que decidiram readequar o calendário das aulas, que inicialmente estavam previstas para começaram em 04 de junho com Ramón Salaverría. Assim, a previsão para o início das aulas passa a ser 10 de setembro, quando o curso de especialização deve iniciar com as aulas da designer Juliana Krauss, Diretora de Criação das revistas Superinteressante e Você S/A.

Com a mudança no calendário do curso criado pela FURB e oferecido em parceria com a Fundação Fritz Müller (FFM), a previsão dos coordenadores é que as aulas, on-line e quinzenais, iniciem em setembro de 2021 e terminem em setembro de 2022. Com isso, os profissionais interessados em atualizarem os seus conhecimentos na área da comunicação e do empreendedorismo neste segmento ganha tempo extra para as inscrições no curso. Para garantir sua vaga nesta formação, basta acessar a página do curso criada pela FFM.

Curso de pós-graduação da FURB apresenta proposta diferenciada

As principais ferramentas tecnológicas do mercado para a área da comunicação e os conhecimentos fundamentais para quem quer empreender na área são dois dos principais pilares do curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação”.

Voltado para quem concluiu um curso de graduação nas áreas relacionadas com a Comunicação e para quem tem interesse em se especializar neste setor, o curso conta com referências internacionais do mercado, como Ramón Salaverría e João Canavilhas, e com professores de renome nacional, como João Wainer, Humberto Trezzi, Saul Bekin, entre outros.

A proposta da Pós-graduação Lato Sensu é inovadora não só na temática, mas também no formato, pois as aulas serão ministradas a partir do estúdio da FURB TV, em Blumenau, com transmissão ao vivo para os alunos matriculados de qualquer parte do país. Ou seja, este é um curso a distância (EaD) ao vivo, com a possibilidade de interações dos alunos com os professores durante as aulas e de consultar as aulas após a transmissão para quem desejar rever os conteúdos ou para quem não puder assistir às aulas ao vivo.

A inovação do curso na temática está relacionada com o foco em atender às demandas mais urgentes do mercado de comunicação. Dividida em dois módulos e com 21 disciplinas no total, esta formação foca os macro-temas “Jornalismo Digital e Produção de Conteúdo” e “Inovação e Gestão de Negócios Comunicacionais”. Além disso, o aluno que desejar empreender na área poderá ter mentoria de um dos professores do curso adquirindo um módulo vendido à parte.

Com o primeiro módulo, os alunos do curso irão atualizar seus conhecimentos sobre a produção de conteúdos em áudio e vídeo, de jornalismo de dados, infografia e visualização de dados, usabilidade e UX writing, Mobile Journalism, webjornalismo com imersão, jornalismo investigativo e em áreas de conflito, storytelling, webdocumentário, entre outros temas atuais na geração de conteúdos para plataformas multimídia.

Em paralelo aos conhecimentos ligados à área de conteúdo e jornalismo digital, os alunos aprenderão sobre aspectos decisivos para quem quer empreender na era digital. Com o segundo módulo do curso, os estudantes vão ter aulas sobre endomarketing, assessoria de comunicação e redes sociais, SEO, métricas e dados para a gestão de negócios no jornalismo, ecossistemas de inovação, entre outros temas relacionados.

Em Santa Catarina, o curso de pós-graduação da FURB tem convênios estabelecidos com três entidades representativas do setor da comunicação. Jornalistas associados ao Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e/ou a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e empresas associadas a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) podem requerer desconto de 10% nas mensalidades do curso de especialização.

 O convênio assinado entre a universidade e as entidades oferece descontos progressivos. Isso significa que quanto mais pessoas associadas às entidades se inscreverem no curso da FURB, maior o desconto que elas irão receber na pós-graduação. A tabela de desconto progressivo chega a até 40%.

Publicado por Alessandra

Jornalista com doutorado pelo curso de Comunicación, Cambio Social y Desarrollo da Universidad Complutense de Madrid, sou uma apaixonada pelo cinema e "série maníaca". Em outras palavras, uma cinéfila inveterada e uma consumidora de séries voraz - quando o tempo me permite, é claro. Também tenho Twitter, conta no Facebook, Polldaddy, YouTube, entre outros sites e recursos online. Tenho mais de 20 anos de experiência como jornalista. Trabalhei também com inbound marketing e, atualmente, atuo como professora do curso de Jornalismo da FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: