Pós em Jornalismo disponibiliza acesso para eventos com cinco referências do mercado

O curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e em Mercados Inovadores da Comunicação” criado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e oferecido em parceria com a Fundação Fritz Müller (FFM) está disponibilizando acesso gratuito a cinco bate-papos com referências do mercado.

Os eventos, promovidos entre março e maio, podem ser acessados agora por interessados na área da comunicação e do marketing. Os webinars transmitidos ao vivo pelo YouTube com os jornalistas Humberto Trezzi, Fernanda Bernardes, Fabricio Vitorino, Marília Saveri e Ivana Ebel estão disponíveis de forma gratuita em sua versão “gravada” (pós-transmissão).

Para acessar este conteúdo, basta preencher um formulário curto criado pelos coordenadores do curso. Todos os convidados para os eventos da pós-graduação em Jornalismo da FURB também são professores do curso de especialização, que está com as inscrições abertas.

Confira os temas dos webinars apresentados pelos jornalistas e docentes:

  • Humberto Trezzi: “Jornalismo Investigativo e em Áreas de Conflito”
  • Fernanda Bernardes: “Webdocumentário e Interatividade para Jornalistas”
  • Fabricio Vitorino: “Métricas e Dados para Gestão de Negócios no Jornalismo”
  • Marília Saveri: “Mercadores Inovadores da Comunicação”
  • Ivana Ebel: “Você Sabe Com Quem Está Falando?”

Conheça mais sobre as referências do mercado convidadas pela FURB

Humberto Trezzi: Jornalista com mais de três décadas de carreira e 75 prêmios no currículo, figura na 12ª posição no “Ranking dos +Premiados Jornalistas da História” do Portal dos Jornalistas. Iniciou a carreira no semanário O Repórter, atuando depois no jornal Metro, na sucursal gaúcha da Gazeta Mercantil e no Diário do Sul. Em 1988, ingressou na Zero Hora, principal jornal do Rio Grande do Sul, onde atua até hoje. Fez coberturas criminais sobre tráfico de drogas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Acompanhou operações de guerra e missões de paz no Paraguai, Uruguai, México, Equador, Colômbia, Angola, Timor Leste e Haiti. Cobriu distúrbios civis na Bolívia e no Equador, terremoto no Chile e, em 2011, o início da guerra civil na Líbia, onde foi ferido, e a tomada de Trípoli pelos rebeldes anti-Kadafi. É autor do livro “Em Terreno Minado”.

Fernanda Bernardes: Jornalista, mestre em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisa sobre o texto em webdocumentários, procurando identificar e compreender elementos literários no gênero para a web. Durante o mestrado, desenvolveu pesquisa visando identificar funções para a interação no webdocumentário. Escreveu uma das obras de referência neste tema, “Webdocumentário: Análise das funções para a interação no gênero emergente”.

Fabricio Vitorino: Jornalista com mais de 20 nos de experiência no mercado. É Gerente de Conteúdo Digital da NSC, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, que engloba as marcas NSC Total, G1 SC, Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina, A Hora de SC, CBN Diário e Itapema. É mestre em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também foi doutorando. Em 14 anos na Globo, atuou como editor-coordenador da Globo.com, o maior portal da internet brasileira, e editor-chefe do TechTudo, maior veículo de tecnologia do país. Foi subeditor do Jornal do Brasil Online e, como repórter, fez coberturas nacionais e internacionais em dezenas de veículos como G1, Globoesporte, O Globo, CBN, e outros.

Marília Saveri: Mestre em Comunicação Social, com linha de pesquisa em Comunicação Mercadológica e Institucional pela Universidade Metodista de São Paulo, é sócia da Praxis Business, empresa que oferece soluções de Educação Corporativa para redes de franquia e de varejo. Tem experiência como gestora nacional de Educação Corporativa, gestora de marketing, coordenadora de comunicação empresarial e professora universitária. Como pesquisadora, foca nas áreas de Inovação em Educação Corporativa, EaD e Universidade Corporativa.

Ivana Ebel: Professora sênior de Jornalismo na University of Derby (cidade de Derby, Reino Unido), começou a lecionar no Brasil em 2005. Desde então, trabalhou e morou em diversos países, atuando como professora e jornalista. Doutora em Comunicação e Ciências da Mídia na Universidade de Leipzig, na Alemanha. Membro da British Higher Education Academy (FHEA), faz parte do comitê diretor da Associação Britânica de Jornalismo e Educação (AJEUK). As pesquisas desenvolvidas por ela na área acadêmica estão concentradas nas temáticas convergência de mídia, narrativa digital, retórica visual e gênero.

Curso de pós-graduação da FURB apresenta proposta diferenciada

As principais ferramentas tecnológicas do mercado para a área da comunicação e os conhecimentos fundamentais para quem quer empreender na área são dois dos principais pilares do curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação”.

Voltado para quem concluiu um curso de graduação nas áreas relacionadas com a Comunicação e para quem tem interesse em se especializar neste setor, o curso conta com referências internacionais do mercado, como Ramón Salaverría e João Canavilhas, e com professores de renome nacional, como João Wainer, Humberto Trezzi, Saul Bekin, entre outros.

A proposta da Pós-graduação Lato Sensu é inovadora não só na temática, mas também no formato, pois as aulas serão ministradas a partir do estúdio da FURB TV, em Blumenau, com transmissão ao vivo para os alunos matriculados de qualquer parte do país. Ou seja, este é um curso a distância (EaD) ao vivo, com a possibilidade de interações dos alunos com os professores durante as aulas e de consultar as aulas após a transmissão para quem desejar rever os conteúdos ou para quem não puder assistir às aulas ao vivo.

A inovação do curso na temática está relacionada com o foco em atender às demandas mais urgentes do mercado de comunicação. Dividida em dois módulos e com 21 disciplinas no total, esta formação foca os macro-temas “Jornalismo Digital e Produção de Conteúdo” e “Inovação e Gestão de Negócios Comunicacionais”. Além disso, o aluno que desejar empreender na área poderá ter mentoria de um dos professores do curso adquirindo um módulo vendido à parte.

Com o primeiro módulo, os alunos do curso irão atualizar seus conhecimentos sobre a produção de conteúdos em áudio e vídeo, de jornalismo de dados, infografia e visualização de dados, usabilidade e UX writing, Mobile Journalism, webjornalismo com imersão, jornalismo investigativo e em áreas de conflito, storytelling, webdocumentário, entre outros temas atuais na geração de conteúdos para plataformas multimídia.

Em paralelo aos conhecimentos ligados à área de conteúdo e jornalismo digital, os alunos aprenderão sobre aspectos decisivos para quem quer empreender na era digital. Com o segundo módulo do curso, os estudantes vão ter aulas sobre endomarketing, assessoria de comunicação e redes sociais, SEO, métricas e dados para a gestão de negócios no jornalismo, ecossistemas de inovação, entre outros temas relacionados.

Em Santa Catarina, o curso de pós-graduação da FURB tem convênios estabelecidos com três entidades representativas do setor da comunicação. Jornalistas associados ao Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e/ou a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e empresas associadas a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) podem requerer desconto de 10% nas mensalidades do curso de especialização.

 O convênio assinado entre a universidade e as entidades oferece descontos progressivos. Isso significa que quanto mais pessoas associadas às entidades se inscreverem no curso da FURB, maior o desconto que elas irão receber na pós-graduação. A tabela de desconto progressivo chega a até 40%. Inscrições para o curso podem ser feitas nesta página da FFM.

Publicado por Alessandra

Jornalista com doutorado pelo curso de Comunicación, Cambio Social y Desarrollo da Universidad Complutense de Madrid, sou uma apaixonada pelo cinema e "série maníaca". Em outras palavras, uma cinéfila inveterada e uma consumidora de séries voraz - quando o tempo me permite, é claro. Também tenho Twitter, conta no Facebook, Polldaddy, YouTube, entre outros sites e recursos online. Tenho mais de 20 anos de experiência como jornalista. Trabalhei também com inbound marketing e, atualmente, atuo como professora do curso de Jornalismo da FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: