Conheça mais sobre os professores de renome nacional da pós em Jornalismo da FURB

O curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação” procurou as principais referências no mercado, tanto em termos de atuação profissional quanto em pesquisa científica, para oferecer para jornalistas, profissionais da comunicação e pessoas interessadas por estas áreas o que há de melhor em temas atuais e relevantes para quem trabalha com foco em informar e tornar a comunicação um diferencial para diferentes organizações e a sociedade.

Além de trazer para o Brasil três professores de renome internacional – como comentamos neste post, os professores Ramón Salaverría, João Canavilhas e Ivana Ebel -, o curso de pós-graduação criado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e ofertado em parceria com a Fundação Fritz Müller (FFM) reúne alguns dos grandes nomes do Brasil na área de comunicação e marketing. Confira neste post um pouco mais sobre os professores convidados para nossa pós-graduação.

Referências nacionais na área de jornalismo e marketing

Um curso de pós-graduação sempre busca atender às principais demandas do mercado. Neste sentido, importante termos não apenas temáticas com tópicos atualizados mas, também, professores que são referência nestas temáticas para que os conhecimentos que o curso oferecem sejam de qualidade e façam diferença para os alunos que optarem por fazer o curso.

No curso de pós-graduação em Jornalismo da FURB, buscamos equilibrar o conhecimento de jornalistas, professores e pesquisadores que tem atuação reconhecida na pesquisa das áreas tratadas e profissionais que vão trazer para suas disciplinas uma grande bagagem prática que fará diferença para a atualização dos alunos que farão parte do curso.

Entre as referências por sua atuação no jornalismo brasileiro, temos o jornalista, fotógrafo e cineasta João Wainer e o jornalista com mais de três décadas de atuação e 75 prêmios no currículo, Humberto Trezzi.

Atuante desde os anos 1990, Wainer se destacou pelo trabalho na Folha de S. Paulo, onde liderou o projeto TV Folha, pela direção de documentários como “Pixo” e “Junho – O mês que abalou o Brasil”. Autor de livros e de exposições fotográficas, ele é vencedor de diversos prêmios, inclusive o Prêmio Esso em Telejornalismo em 2013. Wainer é uma das principais referências na área de jornalismo audiovisual do país.

Outra referência em jornalismo no país que está no curso de pós da FURB é Humberto Trezzi. Atuante na área desde os anos 1980, Trezzi figura na posição 12 no “Ranking dos +Premiados Jornalistas da História” do Portal dos Jornalistas. Destacado profissional com atuação no jornalismo investigativo, Trezzi também se destaca entre os profissionais da área por suas coberturas de guerras, conflitos e missões de paz em diversos países.

Precursor do endomarketing no Brasil nos anos 1990, o professor, consultor de empresas Saul Bekin é referência nesta área dentro e fora do país. Autor de diversos livros e com muita experiência no mercado na consultoria de empresas e de negócios, Saul Bekin também atua como mentor de startups, conhecendo de perto as demandas e necessidades de empresas que fazem parte deste segmento.

Jornalismo de dados, infografia, webwriting, SEO e métricas em aulas com referências nestas áreas

O jornalista Rodolfo Viana se destaca por seu trabalho como cientista de dados, trazendo para a pós em Jornalismo da FURB conhecimento especializado nesta área que tem sido cada vez mais um diferencial para profissionais do mercado. Integrante da equipe do CoE Analytics da Rede Globo, Viana utilizada dados para, em conjunto com o jornalismo do grupo de comunicação, produzir reportagens guiadas por dados e que se diferenciam no mercado pela análise que apresentam.

Além disso, Viana atua como professor de jornalismo de dados e Python. Outra referência no mercado em uma área cada vez mais relevante para os jornalistas que estará no nosso curso de especialização é a designer Juliana Krauss. Atualmente atuando como Diretora de Criação das revistas Superinteressante e Você S/A, Juliana tem uma grande experiência na área de infografia e de visualização de dados no jornalismo.

Com a convergência de meios e a digitalização da comunicação vivenciada nas últimas décadas, uma outra área cada vez mais fundamental para o jornalismo têm sido a que contempla a usabilidade e a escrita para a web. Para contribuir com o conhecimento nesta área no curso de pós em Jornalismo da FURB, convidamos o consultor em padronização de informações analógicas e digitais e docente Bruno Rodrigues. Ele é uma das principais referências do país em UX Writing, Webwriting e Arquitetura da Informação.

Tão importante quanto entender e pensar em usabilidade, para jornalistas que atuam com foco na internet é fundamental aprender sobre SEO. Afinal, grande parte do consumo de notícias e informações no meio digital passam por buscadores. Para atualizar os conhecimentos dos profissionais na área sobre este assunto, convidamos o doutor em Comunicação com o Mercado e empreendedor na área de marketing digital Alexandre Marquesi.

Além de escrever de forma estratégica para diferentes plataformas, utilizando conhecimentos de SEO e de pensar na questão da usabilidade, é cada vez mais importante para os jornalistas entenderem sobre métricas e dados que podem ajudar seus conteúdos e negócios a terem maior visibilidade e êxito no mercado competitivo da internet.

Para trazer conhecimentos atualizados sobre este tema, convidamos o jornalista, mestre em Letras e Gerente de Conteúdo Digital da NSC, filiada da Rede Globo em Santa Catarina, Fabricio Vitorino, para lecionar no nosso curso de pós-graduação.

Disciplinas focadas em ferramentas e tendências no webjornalismo

Referência na área de webjornalismo, a jornalista, pesquisadora, escritora e pós-doutoranda Magaly Prado se destaca pelo trabalho e pelas pesquisas nesta área. No curso de especialização da FURB, ela atualizará os alunos com conhecimentos e novas ferramentas para quem atua ou deseja atuar como profissional multimídia.

Dentro das possibilidades que o webjornalismo propicia para profissionais da área, uma tendência que está cada vez mais em alta, dentro e fora do país, é a dos webdocumentários.

Para tratar sobre este tema e sobre as possibilidades de interação trazidas pelos webdocs, convidamos a jornalista, mestre em Comunicação Social e pesquisadora Fernanda Bernardes, referência neste assunto com pesquisas e com a obra “Webdocumentário: Análise das funções para a interação no gênero emergente”.

Uma outra tendência na área da comunicação é o crescente uso de storytelling. Para tratar sobre este tema e sobre a importância de trabalhar o branding de uma empresa de comunicação, não importa qual porte ela tenha, convidamos a professora, mestre em Comunicação Social, com grande experiência em educação corporativa, gestão de marketing e comunicação, Marília Saveri.

Na era das redes e mídias sociais, é fundamental que profissionais da área da comunicação saibam trabalhar de forma assertiva e estratégica. Isso vale tanto para quem atua como jornalista em um meio de comunicação quanto para quem está trabalhando com foco em assessoria de comunicação. Para tratar sobre a gestão da comunicação e a assessoria de comunicação na era das mídias sociais, convidamos a jornalista e mestre na área, Ingrid Santos, e a jornalista e doutoranda em Administração, Gisiela Klein.

As duas profissionais, reconhecidas por seus trabalhos em diversas empresas e organizações em Santa Catarina, vão atualizar os alunos do curso com o que há de mais importante nas suas especialidades.

Referências nas áreas de inovação vão ministrar disciplinas focadas em empreendedorismo e startups

Um diferencial importante do curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação” é que esta especialização busca não apenas atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam no mercado sobre novas tecnologias e recursos importantes que podem contribuir para que o trabalho de jornalistas e de outros profissionais ganhem maior visibilidade no mercado.

Uma das propostas desta formação é que os profissionais da área possam adquirir conhecimentos relevantes e multidisciplinares para que possam melhorar a gestão de seus negócios, no caso dos profissionais serem empreendedores, ou terem mais recursos para empreender e ter sucesso na área de comunicação, no caso de quem deseja inovar nesta área.

Para trazer estes conhecimentos diferenciados, convidamos algumas referências do mercado nas áreas de inovação, startups e empreendedorismo. Uma destas referências é o mestre e doutorando em Administração de Empresas, Raphael Donaire Albino. Com destacada atuação na área de gerenciamento de projetos, Albino atua como docente, é autor de livros e tem vasta experiência em soluções que envolvem tecnologia, vendas e marketing. No curso de pós em Jornalismo da FURB ele vai trazer toda sua bagagem nestas áreas e focar em estratégia empresarial.

A professora, mestre e doutora em Comunicação Social com grande experiência em projetos de pesquisa e sociais, Maria Alice Campagnoli Otre, trará toda sua bagagem para abordar o empreendedorismo na área da comunicação. Na atualidade, com empresas de todas as áreas investindo em inovação e muitos negócios surgindo com a característica de startups, consideramos importante que os profissionais da comunicação conheçam o ambiente que cerca este perfil de empresas.

Para abordar a temática das startups e dos ecossistemas de inovação no Brasil, convidamos o doutor em Gestão do Conhecimento e Diretor Executivo da Associação Catarinense de Tecnologia, Gabriel Sant’Ana Palma Santos. Aprofundando o tema dos ecossistemas inovadores, mas focando especificamente neste assunto para a área de jornalismo, temos o jornalista e empreendedor Fabrício Umpierres Rodrigues, referência em projetos digitais na área.

Completando a perspectiva de que na área de comunicação é preciso inovar e propor novas soluções e negócios, convidamos o jornalista, empreendedor e referência na área de ecossistemas inovadores, Rodrigo Lóssio, para abordar estes temas e a relação deles com novos mercados na área da comunicação.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a proposta do curso e dos nosso professores, que tal garantir a sua vaga na pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação”? A primeira turma do curso está prevista para começar com as aulas ao vivo e on-line no dia 4 de junho de 2021.

Publicado por Alessandra

Jornalista com doutorado pelo curso de Comunicación, Cambio Social y Desarrollo da Universidad Complutense de Madrid, sou uma apaixonada pelo cinema e "série maníaca". Em outras palavras, uma cinéfila inveterada e uma consumidora de séries voraz - quando o tempo me permite, é claro. Também tenho Twitter, conta no Facebook, Polldaddy, YouTube, entre outros sites e recursos online. Tenho mais de 20 anos de experiência como jornalista. Trabalhei também com inbound marketing e, atualmente, atuo como professora do curso de Jornalismo da FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: