Pós em Jornalismo traz para o Brasil três professores com atuação internacional

Docentes que são referência em pesquisas na área de Comunicação oriundos de três países diferentes estarão em Blumenau (SC) a partir de junho de 2021. O espanhol Ramón Salaverría, o português João Canavilhas e a brasileira radicada na Inglaterra, Ivana Ebel, integram parte do corpo docente do curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação”.

Criado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e ofertado em parceria com a Fundação Fritz Müller (FFM), o curso de pós-graduação em Jornalismo terá sua aula inaugural com Ramón Salaverría no dia 4 de junho de 2021. Referência mundial nas pesquisas na área de Mídia Digital e Jornalismo há 25 anos, Salaverría ministrará a disciplina “Webjornalismo com Imersão” com aulas transmitidas on-line e ao vivo a partir do estúdio da FURB TV na noite do dia 4 de junho e durante a manhã e a tarde do dia 5.

Os outros dois professores convidados de prestígio internacional do curso de pós-graduação da FURB irão ministrar suas aulas nos dias 30 e 31 de julho de 2021 (João Canavilhas), e nos dias 3 e 4 de junho de 2022 (Ivana Ebel). As inscrições para o curso de especialização já estão abertas. As aulas estão previstas para começarem em junho de 2021 e terminarem em junho de 2022 na modalidade EaD com aulas ao vivo e possibilidade de consulta dos conteúdos quando o aluno desejar.

Ramón Salaverría é referência nas pesquisas sobre os meios digitais

Conhecido por seu trabalho em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil junto à diferentes grupos e veículos de comunicação, Ramón Salaverría estará em Blumenau (SC) no início de junho para dois dias de aulas do curso “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação”.

Catedrático de Jornalismo, Salaverría atua como Reitor Associado de Pesquisa da Escola de Comunicação da Universidade de Navarra, localizada em Pamplona, na Espanha. Especialista em jornalismo digital e em meios digitais, Salaverría contabiliza mais de 250 publicações de artigos científicos, capítulos de livros e obras nesta área.

Ele atua como professor convidado em vários programas de pós-graduação, tendo ministrado palestras, cursos e seminários em 31 países. Como jornalista, trabalhou em rádio (Cadena SER) e em agência de notícias (Colpisa). Entre outras atividades, se destaca como consultor de empresas jornalísticas e como professor nesta área, além de integrar o conselho editorial de nove revistas científicas e de ser colaborador de diversas publicações de jornalismo impresso, digital e rádio.

João Canavilhas ministrará disciplina focada em Mobile Journalism

Doutor em “Comunicação, Cultura e Educação” pela Universidade de Salamanca, na Espanha, o português João Canavilhas atua como professor associado na Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal.

Referência nas pesquisas acadêmicas que estudam as relações entre a Comunicação e as novas tecnologias, Canavilhas se destaca por suas contribuições para a área do jornalismo online, do jornalismo para dispositivos portáteis e na relação da área com as mídias sociais.

Ele atua como pesquisador na unidade de investigação Labcom.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades, e como vice-reitor para o Ensino, Internacionalização e saídas Profissionais da Universidade da Beira Interior.

Autor de mais de 60 artigos científicos, capítulos de livros e livros, Canavilhas ministrará a disciplina “Mobile Journalism” nos dias 30 e 31 de julho de 2021 no curso de pós-graduação em Jornalismo da FURB.

Ivana Ebel retorna para Blumenau para lecionar sobre Gestão da Comunicação Integrada

A jornalista Ivana Ebel, nascida em Blumenau e que fez carreira acadêmica em diversos países, retorna para sua cidade natal para lecionar a disciplina “Gestão da Comunicação Integrada” no curso de pós-graduação da FURB.

Doutora em “Comunicação e Ciências da Mídia” na Universidade de Leipzig, na Alemanha, Ivana fez mestrado em “Mídia Digital” na Universidade de Bremen, também na Alemanha. Desde 2005 ela atua como como docente, iniciando sua carreira nesta área no Brasil e, depois, prosseguindo na área acadêmica e com atuação no mercado da comunicação em diversos países.

Desde 2016 Ivana atua como professora sênior de Jornalismo na University of Derby, localizada na cidade de Derby, na Inglaterra. Ela trabalha com alunos de graduação e em pesquisas científicas, com destaque para o enfoque em convergência de mídia, narrativa digital, retórica visual e consumo de mídia em dispositivos móveis.

Com mais de duas décadas de experiência no setor de mídia impressa, webjornalismo, rádio e vídeo, relações públicas e com atuação como jornalista internacional, Ivana ministrará a disciplina “Gestão da Comunicação Integrada” nos dias 3 e 4 de junho de 2022.

Publicado por Alessandra

Jornalista com doutorado pelo curso de Comunicación, Cambio Social y Desarrollo da Universidad Complutense de Madrid, sou uma apaixonada pelo cinema e "série maníaca". Em outras palavras, uma cinéfila inveterada e uma consumidora de séries voraz - quando o tempo me permite, é claro. Também tenho Twitter, conta no Facebook, Polldaddy, YouTube, entre outros sites e recursos online. Tenho mais de 20 anos de experiência como jornalista. Trabalhei também com inbound marketing e, atualmente, atuo como professora do curso de Jornalismo da FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Um comentário em “Pós em Jornalismo traz para o Brasil três professores com atuação internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: