Diferenciais da pós em Jornalismo da FURB: aulas ao vivo on-line e foco na inovação

A pandemia de COVID-19 mudou as rotinas e as práticas em diferentes áreas em todas as partes do mundo. Todos vivemos isso na pele. Mais de um ano após a pandemia chegar ao Brasil, esta também não é uma novidade. O curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação” criado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2020 e lançado em março de 2021 nasceu sob o marco deste cenário em que devemos repensar os formatos e modelos de educação.

Oferecer formação de qualidade voltada para responder aos anseios da sociedade é um desafio constante de instituições de ensino e de professores. A modalidade EaD surgiu para facilitar o acesso das pessoas a este ensino de qualidade. Afinal, para fazer uma pós-graduação com professores renomados, com o EaD o estudante precisa apenas de acesso à internet, de tempo, vontade de aprender e dedicação. Ele não precisa estar próximo da instituição de ensino.

Mas como proporcionar que não apenas o ensino de qualidade chegue a qualquer parte do país e sim tenhamos aulas em que todos os alunos possam participar da mesma forma, tirando dúvidas com os professores e compartilhando suas experiências com os colegas? Esta pergunta motivou a FURB a criar um modelo de ensino híbrido, que permite a presença de uma parte pequena de alunos nas aulas em uma fase fora da pandemia de COVID-19 e a maior parte da turma de forma remota, mas com a transmissão das aulas ao vivo e com possibilidade de interação como se os alunos estivessem presentes no ambiente de ensino da universidade.

Aulas on-line ao vivo: possibilidade de interatividade real

Alinhados com este novo modelo de ensino híbrido criado pela FURB, os coordenadores da pós-graduação em Jornalismo da instituição criaram o curso de forma que os alunos da primeira turma, que terão aulas 100% on-line ao vivo, possam ter a experiência de participarem das aulas como desejarem.

Quem puder assistir as aulas ao vivo, nas noites de sexta-feira e durante a manhã e a tarde de sábado, poderá tirar dúvidas com os professores no momento em que eles estão lecionando. Os alunos poderão também fazer atividades de forma síncrona mediada por tecnologia sob a orientação dos professores e compartilhar suas experiências com os colegas utilizando um ambiente próprio para isso.

A qualidade nas transmissões das aulas será garantida pela equipe de profissionais que trabalham na FURB TV, já que as 21 disciplinas que fazem parte do curso serão transmitidas ao vivo a partir do estúdio da TV universitária. Os alunos que não puderem estar conectados no momento das aulas poderão optar por assistir as transmissões posteriormente, já que todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas no ambiente de aprendizagem próprio dos cursos de pós da FURB.

Importante falarmos também sobre a experiência de aprendizagem do curso. Cada aluno fará a sua própria trajetória no curso conforme o tempo que terá disponível para estudar. O que isso quer dizer? Que todos os conteúdos do curso serão disponibilizados conforme as disciplinas serão ministradas e que o aluno terá tempo de percorrer todas as aulas, leituras e fazer suas atividades quando possível.

Como em todo curso EaD com aulas ao vivo e possibilidade de interação com os professores e os colegas de turma, a pós-graduação em Jornalismo da FURB terá como prazo final de conclusão das disciplinas e das atividades do curso a finalização da última disciplina do cronograma. Ou seja, até que a última disciplina seja ministrada, em junho de 2022, os alunos poderão finalizar as suas trilhas de aprendizado. A participação dos alunos nas aulas ao vivo são recomendada, porém não são obrigatórias, já que os conteúdos sempre ficarão disponibilizados no ambiente próprio de aprendizagem para consulta.

Disciplinas independentes e módulo extra focado no empreendedorismo

As disciplinas do curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação” estão divididas em dois módulos: “Jornalismo Digital e Produção de Conteúdo” e “Inovação e Gestão de Negócios Comunicacionais”. Como é possível observar pelo nome destes módulos, cada um deles é focado em uma área do conhecimento relacionada com as principais demandas do mercado na área do Jornalismo e da Comunicação.

Pensado para dar uma resposta eficaz para estas demandas, o curso da FURB intercala as disciplinas de cada um destes módulos para que os alunos tenham uma visão completa e atualizada tanto sobre as formas de produzir conteúdos em um cenário multimídia e crossmedia, incluindo refletir sobre novos formatos e aprender sobre as ferramentas disponíveis no mercado para isso, quanto se aprofundarem no ecossistema inovador do país e aprenderem a fazer uma gestão inteligente e integrada de negócios na área da comunicação.

Quem está no mercado sabe que um jornalista, atualmente, não deveria apenas aprender a produzir conteúdos para todos os meios de forma eficaz. Ele deve conhecer sobre métricas e dados que podem lhe ajudar a produzir conteúdos que cheguem de forma mais assertiva aos seus públicos. Para isso, deve conhecer sobre SEO e sobre comunicação integrada utilizando as redes sociais.

Para quem deseja empreender, são necessários conhecimentos de gestão financeira, estratégia empresarial e saber como a era das startups mudou o mercado. Todos estes conhecimentos serão intercalados no período das aulas, que iniciam em junho de 2021 e prosseguem, de forma quinzenal e com intervalo no final do primeiro ano, até junho de 2022.

Além das 21 disciplinas que integram os dois módulos que comentamos acima, a pós-graduação em Jornalismo da FURB inova ao oferecer o Módulo Mentoria. Como ele vai funcionar? Depois de cursar todas as disciplinas da pós, o aluno que tem uma ideia para criar um novo negócio na área da comunicação e que deseja ajuda para elaborar e fazer avançar o seu plano de negócios, poderá contar com a ajuda de um dos três professores do curso que vão atuar como mentores deste módulo.

No final do curso, portanto, o aluno que desejar pode adquirir o Módulo Mentoria. Este módulo prevê a elaboração de um plano de negócios por parte do aluno, que será revisado pelo professor-mentor, e três reuniões de 30 minutos cada uma para acompanhamento deste plano e mentoria. Ou seja, a cada quinze dias, em média, ou em prazo a ser combinado entre aluno e mentor, os interessados neste módulo terão acompanhamento individual de suas ideias inovadoras para que elas cheguem mais refinadas e maduras para o mercado.

Quer saber mais sobre o curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação”? Então leia os textos que fizemos sobre o lançamento do curso e sobre os temas e os professores convidados. Se você quer ficar atualizado sobre as novidades desta formação, acompanhe o blog ou forneça os seus dados acessando a página abaixo para receber nossos e-mails.

Publicado por Alessandra

Jornalista com doutorado pelo curso de Comunicación, Cambio Social y Desarrollo da Universidad Complutense de Madrid, sou uma apaixonada pelo cinema e "série maníaca". Em outras palavras, uma cinéfila inveterada e uma consumidora de séries voraz - quando o tempo me permite, é claro. Também tenho Twitter, conta no Facebook, Polldaddy, YouTube, entre outros sites e recursos online. Tenho mais de 20 anos de experiência como jornalista. Trabalhei também com inbound marketing e, atualmente, atuo como professora do curso de Jornalismo da FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: