Conheça os temas e os professores convidados da pós em Jornalismo

A pós-graduação em Jornalismo criada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e ofertada em parceria com a Fundação Fritz Müller (FFM) busca o que há de mais atual no mercado para qualificar os profissionais da área e as pessoas interessadas na Comunicação.

Para oferecer este conhecimento atualizado, os coordenadores do curso buscaram nomes de referência dentro e fora do país. Todos os professores da pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação” são reconhecidos nas suas áreas, seja pela larga experiência profissional, seja pela extensa carreira acadêmica. Neste curso, buscamos aliar nomes de referência nestes dois campos.

Disciplinas voltadas para a web, a inovação e o empreendedorismo

No total, o curso de pós-graduação em Jornalismo da FURB têm 21 disciplinas divididas em dois módulos. As disciplinas são independentes entre si, por isso os conhecimentos serão intercalados na formação dos alunos. No final do curso, quem desejar desenvolver o seu próprio negócio na área da Comunicação, poderá adquirir o Módulo Mentoria.

Vale lembrar que todas as aulas do curso serão ministradas de forma on-line, com transmissões ao vivo a partir do estúdio da FURB TV, com possibilidade de interação dos alunos com os professores e consulta das gravações quando o estudante desejar. Confira a relação das disciplinas que fazem parte do curso:

  • Webjornalismo com Imersão
  • Jornalismo de Dados na Prática
  • Infografia e Visualização de Dados: Produção e Ferramentas
  • Jornalismo Investigativo e em Áreas de Risco
  • Mobile Journalism
  • Branding & Storytelling: gerando valor e negócios
  • Webdocumentário e Interatividade para Jornalistas
  • Ferramentas para Jornalistas na Era Multimídia
  • Produção de Conteúdo em Áudio e Vídeo: como fazer e se diferenciar
  • UX Writing e Usabilidade
  • Jornalismo, Planejamento de Comunicação Interna e Endomarketing
  • Assessoria de Comunicação e Redes Sociais
  • Gestão da Comunicação Integrada
  • Gestão da Comunicação em Mídias Sociais
  • SEO (Search Engine Optimization): como fazer conteúdo para buscadores
  • Estratégia Empresarial e Fundamentos da Gestão Financeira
  • Ecossistema Inovador para o Jornalismo
  • Empreendedorismo na Comunicação
  • Comunicação, Inovação e Novos Mercados
  • A Era das Startups e dos Ecossistemas de Inovação
  • Métricas e Dados para a Gestão de Negócios no Jornalismo

Professores que são referência no mercado dentro e fora do Brasil

Para cada uma das disciplinas que citamos, pensamos em nomes que são referência nestes temas e em suas áreas de atuação. Com grande experiência no mercado, todos os professores da pós-graduação em Jornalismo da FURB conhecem à fundo e de forma muito prática cada temática, trazendo conhecimento prático e atualizado para os alunos desta pós-graduação.

Confira os professores que fazem parte desta formação e quais disciplinas eles irão ministrar na pós “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação”:

Ramón Salaverría – disciplina “Webjornalismo com Imersão”: pesquisador em Mídia Digital e Jornalismo há 25 anos, atua como Reitor Associado de Pesquisa da Escola de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha). Atua como professor convidado em vários programas de pós-graduação, tendo ministrado palestras, cursos e seminários em mais de 30 países. É autor de mais de 240 publicações acadêmicas, membro do conselho editorial de 9 revistas científicas.

João Canavilhas – disciplina “Mobile Journalism”: doutor em “Comunicação, Cultura e Educação” pela Universidade de Salamanca, é professor associado na Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal) e pesquisador na unidade de investigação Labcom.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades. Participa em vários projetos de investigação em Portugal e em outros países. É autor de mais de 60 artigos em revistas científicas e livros. Desde 2013 atua como vice-reitor para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais na Universidade da Beira Interior e participa do Conselho de Gestão da instituição de ensino.

João Wainer – disciplina “Produção de Conteúdo em Áudio e Vídeo”: como fazer e se diferenciar”: jornalista, fotógrafo e cineasta, iniciou a carreira aos 16 anos como estagiário do Jornal da Tarde. Trabalhou por dois anos como assistente do fotógrafo Bob Wolfenson antes de ingressar, em 1996, na equipe de fotógrafos da Folha de S. Paulo, onde atuou por 20 anos. Nesta trajetória, em 2010, assume a direção da TV Folha. Dirigiu diversos documentários e videoclipes, incluindo as produções “Junho – O mês que abalou o Brasil”, “Pixo”. Autor de livros e de exposições fotográficas, venceu diversos prêmios, com destaque para o Prêmio Esso na categoria Telejornalismo em 2013.

Humberto Trezzi – disciplina “Jornalismo Investigativo e em Áreas de Conflito”: jornalista com mais de três décadas de carreira e 75 prêmios no currículo, figura na 12ª posição no “Ranking dos +Premiados Jornalistas da História” do Portal dos Jornalistas. Iniciou a carreira no semanário O Repórter, atuando depois no jornal Metro, na sucursal gaúcha da Gazeta Mercantil e no Diário do Sul. Em 1988, ingressou na Zero Hora, principal jornal do Rio Grande do Sul, onde atua até hoje. Fez coberturas criminais sobre tráfico de drogas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Acompanhou operações de guerra e missões de paz no Paraguai, Uruguai, México, Equador, Colômbia, Angola, Timor Leste e Haiti. Cobriu distúrbios civis na Bolívia e no Equador, terremoto no Chile e, em 2011, o início da guerra civil na Líbia, onde foi ferido, e a tomada de Trípoli pelos rebeldes anti-Kadafi. 

Saul Bekin – disciplina “Jornalismo, Planejamento de Comunicação Interna e Endomarketing”: professor, conselheiro, mentor, consultor de empresas, palestrante e conferencista, é o criador do termo “endomarketing” no Brasil. Entre outras obras sobre o tema, escreveu “Endomarketing: como praticá-lo com sucesso” e “Conversando sobre Endomarketing – Um ciclo de entrevistas com Saul Bekin”. Segundo o autor, ele utilizou o termo endomarketing pela primeira vez em 1975, quando atuava como gerente de produtos da Johnson & Johnson.

Rodolfo Viana – disciplina “Jornalismo de Dados na Prática”: cientista de dados na Rede Globo. Como jornalista, atuou como repórter e editor na Folha de S. Paulo e em publicações da Editora Abril. Também escreveu para a agência de fact-checking Aos Fatos e na revista Piauí. Atua como professor de jornalismo de dados e de Python. Desenvolveu o Nove de Julho, projeto de auditoria de dados públicos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Juliana Krauss – disciplina “Infografia e Visualização de Dados: produção e ferramentas”: formada em Design Gráfico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é Diretora de Criação das revistas Superinteressante e Você S/A da Editora Abril. Começou a carreira como estagiária no departamento de Comunicação – Produção Gráfica no Serviço Social do Comércio de São Paulo. Entre 2017 e 2018, atuou como Designer Gráfico Júnior na i2GO Brasil. Começou como estagiária na Revista Superinteressante em 2018, onde passou a atuar como Designer em 2019 e como Diretora de Criação em 2020.

Ivana Ebel – disciplina “Gestão da Comunicação Integrada”: professora sênior de Jornalismo na University of Derby (Derby, Reino Unido), começou a lecionar no Brasil em 2005. Desde então, trabalhou e morou em diversos países, atuando como professora e jornalista. Doutora em Comunicação e Ciências da Mídia na Universidade de Leipzig, na Alemanha. Membro da British Higher Education Academy, concentra suas pesquisas na área acadêmica nas temáticas convergência de mídia, narrativa digital, retórica visual e consumo de mídia móvel.

Bruno Rodrigues – disciplina “UX Writing e Usabilidade”: consultor em padronização de informações analógicas e digitais para empresas e professor universitário. Especialista em Informação para a Mídia Digital, é um dos principais autores sobre UX Writing e Webwriting da atualidade. Em vinte anos, prestou consultoria e ministrou treinamentos em UX Writing, Webwriting e Arquitetura da Informação para mais de 70 empresas do Brasil e do Exterior. Entre seus livros mais recentes estão “UX Writing: Principios y Estrategias”, lançado na Espanha em 2020, e “Em Busca de Boas Práticas de UX Writing”, lançado no Brasil em 2019.

Magaly Prado – disciplina “Ferramentas para Jornalistas na Era Multimídia”: jornalista, pesquisadora e escritora. Pós-doutoranda na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Doutora em Comunicação e Semiótica e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambos programas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, Informação e Cultura, com ênfase em Rádio e TV, Jornalismo, Jornalismo na Internet (Multimídia, Produção e Edição Multiplataforma), Mídias Eletrônicas e Redes Sociais Digitais.

Fabricio Vitorino – disciplina “Métricas e Dados para Gestão de Negócios no Jornalismo”: jornalista com mais de 20 anos de experiência no mercado. É Gerente de Conteúdo Digital da NSC, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, que engloba as marcas NSC Total, G1 SC, Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina, A Hora de SC, CBN Diário e Itapema. É mestre em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também foi doutorando. Em 14 anos na Globo, atuou como editor-coordenador da Globo.com, o maior portal da internet brasileira, e editor-chefe do TechTudo, maior veículo de tecnologia do país. Foi subeditor do Jornal do Brasil Online e, como repórter, fez coberturas nacionais e internacionais em dezenas de veículos como G1, Globoesporte, O Globo, CBN, e outros. 

Fernanda Bernardes – disciplina “Webdocumentário e Interatividade para Jornalistas”: jornalista, mestre em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, está fazendo Doutorado em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa sobre o texto em webdocumentários, procurando identificar e compreender elementos literários no gênero para a web. Durante o mestrado, desenvolveu pesquisa visando identificar funções para a interação no webdocumentário. Escreveu uma das obras de referência neste tema, “Webdocumentário: Análise das funções para a interação no gênero emergente”.

Alexandre Marquesi – disciplina “SEO: como fazer conteúdo para buscadores”: doutor em Comunicação com o Mercado com foco em comportamento digital em redes sociais pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica, têm mais de 24 anos de experiência em internet, com ênfase em comunicação nos meios digitais/redes sociais. Como empreendedor, fundou a agência de marketing digital Pandora e é um dos fundadores e Head de Marketplace da Longevity Service.

Raphael Donaire Albino – disciplina “Estratégia Empresarial e Fundamentos de Gestão Financeira”: doutorando e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, atua como gerente de projetos na Plataforma Tecnologia. Atuou como docente coordenador dos cursos de Gerenciamento de Projetos – práticas alinhadas ao PMI e Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do SENAC em Bauru (SP). Tem experiência na área de Sistemas de Informação e no desenvolvimento de software. Trabalhou com diversos tipos de projetos, como sistemas de automação da força de vendas, sistemas de integração, soluções de compras eletrônicas e soluções de marketing digital. Em 2017, lançou o livro “Métricas Ágeis: Obtenha melhores resultados em sua equipe”.

Maria Alice Campagnoli Otre – disciplina “Empreendedorismo na Comunicação”: doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com pesquisas enfocando a comunicação popular, alternativa e comunitária. Atua desde 2007 como docente em cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Têm experiência em coordenação e desenvolvimento de projetos de pesquisa e sociais, atua como analista de Endomarketing e na área da comunicação em empresas do país.

Marília Saveri – disciplina “Branding & Storytelling: gerando valor e negócios”: mestre em Comunicação Social, com linha de pesquisa em Comunicação Mercadológica e Institucional pela Universidade Metodista de São Paulo, é sócia da Praxis Business, empresa que oferece soluções de Educação Corporativa para redes de franquia e de varejo. Têm experiência como gestora nacional de Educação Corporativa, gestora de marketing, coordenadora de comunicação empresarial e professora universitária. Como pesquisadora, foca nas áreas de Inovação em Educação Corporativa, EaD e Universidade Corporativa.

Gisiela Klein – disciplina “Assessoria de Comunicação e Redes Sociais”: doutoranda e mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina, graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em organizações públicas e privadas na área de Comunicação e Marketing Digital. Atualmente, pesquisa a relação entre comunicação pública, democracia e tecnologias da informação.

Ingrid Santos – disciplina “Gestão da Comunicação em Mídias Sociais”: mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa na linha de Tecnologias, Linguagens e Inovação. Jornalista, especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, têm experiência em estratégia de conteúdo digital, na coordenação de coberturas jornalísticas on-line, em edição de homepage e de notícias para internet e no gerenciamento de canais de distribuição, como mídias sociais, newsletters e push notifications. Atuou em empresas como Terra, Grupo RBS e o jornal espanhol El Mundo. Atua como Editora e Gestora do Núcleo de Distribuição de Conteúdo no portal NSC Total.

Fabrício Umpierres Rodrigues – disciplina “Ecossistema Inovador para o Jornalismo”: jornalista e empreendedor, especializado no mercado de tecnologia, inovação e novos negócios. Atua com projetos digitais há mais de 20 anos. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é especialista em Gestão Empresarial, editor e fundador da plataforma de conteúdo e projetos editoriais para o ambiente de tecnologia da informação, empreendedorismo digital e inovação SC Inova.

Gabriel Sant’Ana Palma Santos – disciplina “A Era das Startups e dos Ecossistemas de Inovação”: doutor em Gestão do Conhecimento pelo Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, atua como Diretor Executivo da Associação Catarinense de Tecnologia e como Coordenador da Incubadora Midi Tecnológico. Possui experiência em gestão da inovação e gestão do conhecimento, captação de recursos, benefícios fiscais e propriedade intelectual.

Rodrigo Lóssio – disciplina “Comunicação, Inovação e Novos Mercados”: jornalista e empreendedor na área de comunicação corporativa com foco no ecossistema de tecnologia e inovação. Há mais de 15 anos atua com assessoria e consultoria para empresas de tecnologia, associações empresariais, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, organizações sem fins lucrativos, entre outros.

Aulas da primeira turma começam em junho de 2021

As inscrições para a pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação” já estão abertas. Aproveite para garantir a sua vaga e investir na sua qualificação profissional!

Publicado por Alessandra

Jornalista com doutorado pelo curso de Comunicación, Cambio Social y Desarrollo da Universidad Complutense de Madrid, sou uma apaixonada pelo cinema e "série maníaca". Em outras palavras, uma cinéfila inveterada e uma consumidora de séries voraz - quando o tempo me permite, é claro. Também tenho Twitter, conta no Facebook, Polldaddy, YouTube, entre outros sites e recursos online. Tenho mais de 20 anos de experiência como jornalista. Trabalhei também com inbound marketing e, atualmente, atuo como professora do curso de Jornalismo da FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Um comentário em “Conheça os temas e os professores convidados da pós em Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: