Pós em Jornalismo foca em web, inovação e empreendedorismo

As principais ferramentas tecnológicas do mercado para a área da comunicação e os conhecimentos fundamentais para quem quer empreender na área são dois dos principais pilares do curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação”.

O curso, criado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e ofertado em parceria com a Fundação Fritz Müller (FFM), foi aprovado no final de 2020 e está sendo lançado nesta semana, no início de março. Voltado para quem concluiu um curso de graduação nas áreas relacionadas com a Comunicação e para quem tem interesse em se especializar neste setor, o curso conta com referências internacionais do mercado, como Ramón Salaverría e João Canavilhas, e com professores de renome nacional, como João Wainer, Humberto Trezzi, Saul Bekin, entre outros.

A proposta da Pós-graduação Lato Sensu é inovadora não só na temática, mas também no formato, pois as aulas serão ministradas a partir do estúdio da FURB TV, em Blumenau, com transmissão ao vivo para os alunos matriculados de qualquer parte do país. Ou seja, este é um curso a distância (EaD) ao vivo, com a possibilidade de interações dos alunos com os professores durante as aulas e de consultar as aulas após a transmissão para quem desejar rever os conteúdos ou para quem não puder assistir às aulas ao vivo.Por que fazer isso?

SEO, usabilidade, Mobile Journalism: temas atuais no foco da formação

A inovação do curso na temática está relacionada com o foco em atender às demandas mais urgentes do mercado de comunicação. Dividida em dois módulos e com 21 disciplinas no total, esta formação foca os macro-temas “Jornalismo Digital e Produção de Conteúdo” e “Inovação e Gestão de Negócios Comunicacionais”. Além disso, o aluno que desejar empreender na área poderá ter mentoria de um dos professores do curso adquirindo um módulo vendido à parte.

Com o primeiro módulo, os alunos do curso irão atualizar seus conhecimentos sobre a produção de conteúdos em áudio e vídeo, de jornalismo de dados, infografia e visualização de dados, usabilidade e UX writing, Mobile Journalism, webjornalismo com imersão, jornalismo investigativo e em áreas de conflito, storytelling, webdocumentário, entre outros temas atuais na geração de conteúdos para plataformas multimídia.

Em paralelo aos conhecimentos ligados à área de conteúdo e jornalismo digital, os alunos aprenderão sobre aspectos decisivos para quem quer empreender na era digital. Com o segundo módulo do curso, os estudantes vão ter aulas sobre endomarketing, assessoria de comunicação e redes sociais, SEO, métricas e dados para a gestão de negócios no jornalismo, ecossistemas de inovação, entre outros temas relacionados.

Com inscrições abertas, curso começa em junho de 2021

As inscrições para a pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação” estão abertas. Podem participar do curso qualquer pessoa interessada na área da Comunicação e que tenha curso superior concluído. Como as aulas serão ministradas de forma remota e ao vivo, o curso recebe inscrições de pessoas de todas as partes do país.

As aulas estão previstas para começarem no dia 4 de junho de 2021 e terminarem no dia 18 de junho de 2022. Os encontros ocorrerão sempre às sextas-feiras, das 18h até as 22h, e nos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com periodicidade quinzenal. Os alunos que não puderem participar das aulas transmitidas ao vivo poderão acessar os conteúdos e interagir com os professores quando desejarem através do ambiente próprio de aprendizagem da universidade.

Publicado por Alessandra

Jornalista com doutorado pelo curso de Comunicación, Cambio Social y Desarrollo da Universidad Complutense de Madrid, sou uma apaixonada pelo cinema e "série maníaca". Em outras palavras, uma cinéfila inveterada e uma consumidora de séries voraz - quando o tempo me permite, é claro. Também tenho Twitter, conta no Facebook, Polldaddy, YouTube, entre outros sites e recursos online. Tenho mais de 20 anos de experiência como jornalista. Trabalhei também com inbound marketing e, atualmente, atuo como professora do curso de Jornalismo da FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Um comentário em “Pós em Jornalismo foca em web, inovação e empreendedorismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: